Skip to content

PlayStation para os discos: porrete sem cenoura

Este post foi originalmente escrito em italiano por Paolo Gambardella. Foi traduzido por um agente de inteligência artificial e pode conter imprecisões.

O post de hoje parte desta notícia: Sony encerra a produção de discos físicos para os novos jogos de PlayStation a partir de janeiro de 2028.

Pra mim, quando você faz marketing existem sempre três relações que precisam de atenção: a com os clientes (óbvio), a com os parceiros e a com os concorrentes. Nas três, essa jogada me parece mal executada.

Com os jogadores

A Sony decidiu irritar uma fatia importante dos seus usuários. Sobre o número que está circulando, esse “20%”, há uma certa confusão sobre o que ele representa de verdade. A Sony declara cerca de 80% de vendas digitais contra 20% físicas no último ano fiscal: esse número descreve vendas, não pessoas. Bastam alguns colecionadores que compram quase só discos para gerar esse 20% de vendas sem que isso represente um quinto da base de fãs. Dito isso, o ponto continua válido: existe um público real, de forma alguma desprezível, para quem essa notícia significa que a coleção dele para por aqui.

Entendo que a decisão se justifica pela vontade de controlar toda a cadeia e aumentar as margens, mas não entendo essa frieza na execução. Poderiam propor uma alternativa em vez de simplesmente fechar esse capítulo. O modelo do objeto físico como chave de acesso permanente já existe e é testado: os amiibos da Nintendo desbloqueiam conteúdos por meio de um brinquedo que é seu e pode ser revendido, a Limited Run Games construiu um negócio inteiro vendendo edições físicas com código para jogos que seriam apenas digitais — e o pessoal compra que nem água, as collector’s editions com steelbook e código já são um padrão que os publishers usam para monetizar o apego ao objeto.

A Sony poderia fazer o mesmo em escala maior, com um boneco, um livro, um artefato colecionável que garante acesso vitalício ao jogo: um motivo para continuar comprando físico mesmo num mundo digital first.

Com os parceiros comerciais

A Sony irritou os principais canais de distribuição dos seus jogos. A resposta da Meridiem veio dura e direta: há coisas que não se baixam, se sentem, com a promessa de resistir. E não é a única: a GAME respondeu com “é hora de defender o que importa pra gente”, a Tesura Games pediu abertamente que a decisão seja revertida.

Não sei quem toma essas decisões na Sony, mas com parceiros você age antes de publicar um blog post, não depois. Agora a Sony vai ter que apresentar a cenoura depois de já ter dado a paulada.

Com os concorrentes

Parece que as grandes empresas, fora a Nintendo, estão quase que disputando quem consegue irritar mais o próprio público. Eu não compro sempre físico, compro bastante digital, mas saber que agora eu não poderia mais escolher me incomoda — e talvez me faça sentir um pouco mais distante dessa indústria que digo amar.

Published inBusiness