Este post foi originalmente escrito em italiano por Paolo Gambardella. Foi traduzido por um agente de inteligência artificial e pode conter imprecisões.
Você está estudando como surgiu a fama de Hitler na República de Weimar. Causas econômicas, crise política, comícios em botecos, populismo barato. Coisa séria, mas também pesada.
Aí alguém na sala fala: e se a gente fizesse um simulador de boteco?
Você precisa servir chopes, atender clientes, ganhar dinheiro. O Hitler circula entre as mesas e fala um monte de besteira. Se você o embebedar o suficiente, a popularidade dele cai. Se deixar ele falar, a popularidade sobe.
Isso é um videogame. Vocês acabaram de projetá-lo. E a IA constrói ele enquanto vocês conversam.
Essa é a atividade extracurricular que eu imagino.
IA aplicada a videogames aplicada às humanidades. História, filosofia, literatura, economia. Os jogos sempre foram sistemas de regras baseados em atividades e eventos do mundo real.
O formato é simples. A turma se senta. O professor é a única interface com o agente de IA. Os alunos ficam responsáveis por ter ideias e se coordenar para instruí-lo. O professor transcreve, guia, faz perguntas. O agente constrói. No final, todo mundo joga junto.
Ninguém precisa saber programar. Ninguém precisa saber usar Godot. Basta saber raciocinar sobre um problema e saber colaborar.
A história traduzida em mecânicas.
Quando um aluno decide que “bêbado igual a menos popularidade”, ele está raciocinando sobre como funcionava o consenso na Weimar. Está construindo um modelo causal. Está fazendo o que os historiadores fazem, com uma ferramenta que é dele.
O jogo obriga a simplificar de forma consciente. Você precisa escolher o que importa, o que medir, o que ignorar. Essa escolha é o pensamento crítico que se quer ensinar. E depois joga. E dá uma boa risada. E essa risada é memória.
Novas fronteiras
Hoje qualquer pessoa com uma ideia clara e um agente de IA pode ter um protótipo funcionando em horas. Não uma obra-prima, um protótipo. Algo que roda, que dá pra mexer, que responde.
O acesso à criação não é mais filtrado pela competência técnica. É filtrado pela clareza do pensamento.
A escola tem atividades extracurriculares como robótica, teatro, informática. Todas válidas. Existe um território novo e eu acredito que precisa ser explorado: usar a IA para transformar as humanidades em experiências interativas que os alunos projetam juntos.
Alguém vai fazer isso, mais cedo ou mais tarde. Pode começar em qualquer sala de aula.