Skip to content

E se os alunos fizessem o videogame em vez de estudá-lo?

Este post foi originalmente escrito em italiano por Paolo Gambardella. Foi traduzido por um agente de inteligência artificial e pode conter imprecisões.

Você está estudando como surgiu a fama de Hitler na República de Weimar. Causas econômicas, crise política, comícios em botecos, populismo barato. Coisa séria, mas também pesada.

Aí alguém na sala fala: e se a gente fizesse um simulador de boteco?

Você precisa servir chopes, atender clientes, ganhar dinheiro. O Hitler circula entre as mesas e fala um monte de besteira. Se você o embebedar o suficiente, a popularidade dele cai. Se deixar ele falar, a popularidade sobe.

Isso é um videogame. Vocês acabaram de projetá-lo. E a IA constrói ele enquanto vocês conversam.

Essa é a atividade extracurricular que eu imagino.

IA aplicada a videogames aplicada às humanidades. História, filosofia, literatura, economia. Os jogos sempre foram sistemas de regras baseados em atividades e eventos do mundo real.

O formato é simples. A turma se senta. O professor é a única interface com o agente de IA. Os alunos ficam responsáveis por ter ideias e se coordenar para instruí-lo. O professor transcreve, guia, faz perguntas. O agente constrói. No final, todo mundo joga junto.

Ninguém precisa saber programar. Ninguém precisa saber usar Godot. Basta saber raciocinar sobre um problema e saber colaborar.

A história traduzida em mecânicas.

Quando um aluno decide que “bêbado igual a menos popularidade”, ele está raciocinando sobre como funcionava o consenso na Weimar. Está construindo um modelo causal. Está fazendo o que os historiadores fazem, com uma ferramenta que é dele.

O jogo obriga a simplificar de forma consciente. Você precisa escolher o que importa, o que medir, o que ignorar. Essa escolha é o pensamento crítico que se quer ensinar. E depois joga. E dá uma boa risada. E essa risada é memória.

Novas fronteiras

Hoje qualquer pessoa com uma ideia clara e um agente de IA pode ter um protótipo funcionando em horas. Não uma obra-prima, um protótipo. Algo que roda, que dá pra mexer, que responde.

O acesso à criação não é mais filtrado pela competência técnica. É filtrado pela clareza do pensamento.

A escola tem atividades extracurriculares como robótica, teatro, informática. Todas válidas. Existe um território novo e eu acredito que precisa ser explorado: usar a IA para transformar as humanidades em experiências interativas que os alunos projetam juntos.

Alguém vai fazer isso, mais cedo ou mais tarde. Pode começar em qualquer sala de aula.

Published inGame Design